sexta-feira, 6 de julho de 2012

Trabalho de Campo - Conhecendo as Plantas Medicinais

Por Maíza Gomes

Hoje, 05/03, fomos eu, Maíza, a coordenadora de Ciências Núbia, a professora de Laboratório Maria Kleire, a estagiária da escola Natielle, além de meus amigos de sala de aula: Alexandra, Beatriz, Deiciene, Juniélia, Thaís, Maicon, Joélcio, Marinha e Mirtes, fazer uma visita ao Serviço de Obras Sociais (S.O.S) no bairro Amazonas para entendermos melhor sobre algumas plantas e seus usos medicinais. Descobrimos que certas plantas são conhecidas por seu nome popular mas elas também podem ser melhor estudadas pelo seu nome científico. 

Vimos muitas plantas como o capim cidreira que tem o nome científico de Cymbopogon Citratus e seu uso pode ser indicado para resfriado, gripe e cólica. Tem também outros tipos de ervas cidreiras como a rasteira que tem o nome científico de Melissa Officinalis e o arbusto que tem o nome de Lippia alba. O chá dessas plantas serve para acalmar e também pode ajudar na depressão.

Andando pelas hortas, nós íamos pesquisando sobre as plantas, usando os netbooks com internet, e também ouvíamos as explicações da professora Maria Kleire e funcionários do S.O.S. sobre as características, como que a gente cuida e o uso medicinal que podemos fazer das plantas.

Lá no S.O.S todos os funcionários nos receberam muito bem, nos acompanharam durante toda a visita e ofereceram pra gente um café da manhã bem gostoso com bolo de chocolate e de laranja. Na escola, voltamos a usar os netbooks para fazer um relatório da experiência e falar sobre o que a gente aprendeu na visita ao S.O.S. Foi um trabalho muito bom de fazer. Gostei muito.








Nenhum comentário:

Postar um comentário