quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Feira Cultural "Quero Viver"

Aconteceu ontem (28), no Colégio Didi Andrade, a Feira Cultural "Quero Viver". Idealizada pela AMAI - Associação Municipal Assistencial Itabirana - a feira aconteceu graças à parceria entre essa associação e a escola.  A AMAI é uma comunidade terapêutica que existe em Itabira desde o ano de 1996 e, como muitas comunidades terapêuticas, presta auxílio a pessoas e familiares de pessoas em situação de dependência química. 

Considerando os inúmeros problemas gerados pelo uso inadequado ou abusivo das drogas em nossa sociedade, principalmente quando relacionados à infância e à adolescência, a proposta da Feira Cultural foi a de abordar e de refletir junto com os adolescentes sobre alguns temas propiciadores de perspectivas de vida para os mesmos, enfatizando as consequências das escolhas pessoais na vida familiar e vínculos sociais.

Todo o turno matutino participou das salas temáticas: A família que temos e a família que queremos; Fazendo Escolhas (Meu Presente, Meu Futuro) e Sabor de Infância. O evento contou ainda com a apresentação dos cães da ROCCA (Rondas Ostensivas com Cães Adestrados) / 26º BPM-Itabira e a premiação do Concurso de Frases e Redações "Quero Viver". Agradecemos à equipe de profissionais da AMAI e aos alunos e professores do Colégio Didi Andrade que estiveram envolvidos na realização da Feira Cultural "Quero Viver" na nossa escola. Abaixo, as fotos do evento.









terça-feira, 28 de agosto de 2012

Soletrando 2012

No dia 24 de Agosto, os alunos dos 5ºs anos estiveram envolvidos com as finais da 2ª Edição do Soletrando do Colégio Municipal Professora Didi Andrade. 

Inspirado nas tradicionais competições de soletração norte-americanas conhecidas como "Spelling Bee Contests", e também no famoso jogo da televisão, o Soletrando é uma estratégia educacional simples e tradicional para aprendizado e incremento do vocabulário das crianças. Na semana anterior ao recesso, os professores fizeram uma sensibilização dos alunos quanto às regras e funcionamento do campeonato e, durante o mês de Agosto, aconteceram as etapas eliminatórias até a grande final da última sexta-feira (24). Após acirradas disputas e boas surpresas ao longo de toda a competição, três alunos atingiram o pódio do Soletrando 2012, são eles:

1º Lugar: Wallace Lopes Coelho
2º Lugar: Sara Vitória Braz
3º Lugar: Alexandre Gonçalves Figueiredo

Parabenizamos aos vencedores e a todos os alunos e professores que estiveram envolvidos na realização do Soletrando 2012. Veja a seguir as fotos do evento.






sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Relato de Viagem: Alvinópolis

Por Maíza Gomes

No dia 08 de Agosto de 2012, fizemos uma viagem à cidade de Alvinópolis para visitar uma fábrica de tecidos chamada Fábrica Mascarenhas. Saímos da escola às 7h 40. No meio da estrada fomos parados em uma blitz onde foram cobrados da professora Maria Kleire os documentos de todos os alunos que estavam no carro e ainda acabamos tendo que seguir por uma outra estrada, pois onde a professora tinha costume de passar estava interditada e isso acabou resultando em um pequeno atraso.

Ao chegarmos na fábrica ficamos esperando no portão a chegada de dois funcionários que nos acompanharam durante toda a visita. Daí fomos divididas em dois grupos, um com a diretora da escola e com um dos guias da fábrica, enquanto o outro ficou com a professora de Ciências e o outro guia. Então cada grupo acompanhado pelo seu guia foi conhecer cada parte da fábrica.

Conhecemos os lugares onde ficam armazenados os algodões colhidos, o lugar onde eles guardam os tecidos prontos e visitamos o lugar mais importante da fábrica onde estavam as máquinas que faziam todo o processo de transformação do algodão no tecido.

Depois de conhecer a fábrica toda, fomos lanchar. A cantineira nos serviu pão com mussarela e presunto e nos deram sucos de sabores diferentes e saudáveis. Terminado o lanche, fomos para a compra dos tecidos necessários para os travesseiros que iremos fazer dentro de um projeto de empreendedorismo da nossa escola. A professora deu a cada um de nós a oportunidade de ajudá-la na escolha do tecido que achássemos o mais bonito.

Após comprarmos todos os tecidos fomos para o carro e lanchamos novamente, mas com os lanches oferecidos pela escola. Tinha bananas, mexericas, pão com queijo e suco de manga. O passeio continuou e fomos conhecer o único cemitério cercado de bambu do Brasil, que quando visto de cima, com avião ou helicóptero, apresenta o formato de uma coroa.

Após visitarmos o cemitério deixamos a cidade de Alvinópolis rumo à nossa cidade (Itabira). Passamos por Rio Piracicaba, João Monlevade, Bela Vista de Minas e Nova Era, depois pegamos a MG-Itabira-Nova Era e seguimos nossa viagem que, graças a Deus, terminou tudo bem.