sábado, 2 de julho de 2011

02/07 - Caminhada Pela Vida - Premiação do Concurso de Redação, Frases e Desenhos - Semana de Prevenção às Drogas

A equipe do Colégio Municipal Professora Didi Andrade parabeniza a aluna Raíssa Cabral do 9º ano pelo 1º lugar geral no Concurso de Redações, Frases e Desenhos da IV Semana Municipal de Prevenção e Combate às Drogas. Leia abaixo na íntegra a redação da aluna.

Ela sem nós não existe
Raíssa Cabral
Quando se trata da palavra droga, logo vem à cabeça maconha, cocaína, crack, LSD e outras demais substâncias, mas devemos lembrar que droga é tudo aquilo que altera nosso organismo e nos torna dependentes delas, incluindo remédios, cigarros e o álcool, ou seja, existem drogas lícitas e ilícitas. As ilícitas geram muita polêmica no mundo atual, pois os  jovens estão com a liberdade de expressão maior e existe um grupo de jovens usuários da maconha fazendo passeatas em capitais brasileiras para a sua legalização.
Mas isso é o menos importante, o que mais preocupa é que a cada dia aumenta o número de pessoas se envolvendo com as drogas e tornando-se traficantes, pois é uma forma de dinheiro fácil e as drogas carregam consigo a violência: traficantes matam inocentes, policiais invadem casas, sem contar com o problema que isto representa para a saúde pública com a necessidade de clínicas de recuperação que muitas vezes não adianta em nada.
As drogas lícitas também dão trabalho, pois o número de pessoas dependentes do cigarro, antidepressivos, remédios para dormir e bebidas alcoólicas também é preocupante.
Experimentar ou resistir? É esta a pergunta que vem à cabeça dos jovens, muitos usam por curiosidade, ou em festas e baladas para ficar “legal” e acabam se tornando dependentes. Vale lembrar que o prazer e a diversão são momentâneos e depois é uma grande barreira a se enfrentar.
O certo a fazer é impedir que a nova geração de jovens se envolva com as drogas, se ninguém usá-las, elas não existirão. O certo a dizer é que as drogas dependem das pessoas pois nós vivemos muito bem sem elas e elas sem nós simplesmente não existem.